Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

28/03/2016 - 09h35min

Casa & Garagem

O que será tendência em 2016

Compartilhar no Facebook

Por Maria Manoela Bento Pereira e Joana Deicke

Como de costume, iniciaremos a coluna deste ano com o que será tendência na arquitetura no ano de 2016.

Embora o país esteja em um período politicamente e economicamente turbulento, as feiras de arte, arquitetura e moda borbulham novidades. Cada vez mais as empresas investem em tecnologia para oferecer produtos de excelente qualidade. Tem-se investido muito também na informação do público, tanto profissional quanto cliente, que hoje tem acesso quase que imediato ao que está sendo lançado.

Podemos citar a Exporevestir que aconteceu agora no início de março em São Paulo. A feira, referencia para arquitetos e lojistas visa apresentar os lançamentos ou apenas mostrar um protótipo de algum produto para estudar a aceitação do público, para depois cria-lo em série e vender. Foi o que aconteceu com a torneira Deca, do designer catarinense que criou um protótipo de um misturador que causou rebuliço onde era vista. Acreditamos que foi super aprovada pelo publico, vamos aguardar ansiosas que chegue logo nas lojas para abrilhantar os nossos projetos. Nada melhor do que unir um excelente design com a funcionalidade.

Ainda falando em Deca, não podemos deixar de citar a volta dos metais dourados ou, que são os nossos preferidos, o acabamento Red Gold, que nada mais é do que aquela cor cobre/metalizada, com a vantagem de que agora, com toda a tecnologia agregada, os metais dourados não escurecem mais com o passar do tempo como a alguns anos atrás.

Impossível não destacar a cuba de apoio preta, facetada. Para um projeto mais ousado achamos super interessante!

Os revestimentos são o carro chefe da feira, sempre atualizados com diversas novidades a cada novo ano. Entre os destaques coleções que homenageiam lugares como São Paulo, Barcelona, Marrocos, Tunísia, além das tendências fashion como os hipster, que serviram de inspiração para linhas descoladas.

A Portobello chegou com a Arquitetura em movimento, com volumes em estado bruto, superfícies rústicas, cores naturais, novas formas, o concreto e a beleza do clássico. E, para vestir a casa, mais textura, volume, tramas, brancos ousados e beges suaves.

É um desafio técnico a reprodução dos mármores negros e achamos super interessante o acabamento Nero Marquina, da Portobello. E o melhor é que podemos usar o mesmo revestimento para piso, parede e até mesmo na cuba esculpida. Fica lindo, clean e super moderno ter um banheiro assim!

Falando em unidade, segue uma tendência, cobrirmos a casa toda com o mesmo revestimento. Dá unidade e ajuda a integrar os espaços.

A Docol, que teve o seu estande como um dos mais elogiados da feira, projeto do arquiteto Marco Brajovik, trouxe como destaque o misturador com inspiração industrial. Este estilo é forte tendência para o ano de 2016, com paredes em alvenaria a mostra, luminárias que parecem holofotes, tubulação aparente e um ar bem descontraído na decoração.

Impossível deixarmos de destacar a Lepri e a Occa Brasil. A primeira, apresentou a linha Brasiliana, com novas formas e acabamentos, em parceria com a designer de superfícies Renata Rubim.

Já a Occa Brasil veio com a linha Brick Natura, que desenvolveu uma técnica sustentável de reaproveitamento de rejeitos de mineração e utilizou a lama da barragem de Fundão, da cidade de Mariana, em Minas Gerais. Esta mesma técnica de reaproveitamento será utilizada para a criação de outros produtos da marca.

Diante de tantas novidades lindas e inovadoras ficamos com estas inspirações para o ano novo.

Publicado em 26/3/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados