Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

29/08/2016 - 09h41min

Camaquã

Agricultores familiares ingressam na agroindústria

Compartilhar no Facebook

A Emater está apoiando os agricultores familiares de Camaquã e Região no processo de implantação e legalização da agroindústria, na obtenção do Selo de Qualidade e no fortalecimento de grupos associativos.

No dia 18 de agosto, a Emater promoveu uma visita técnica ao município de Turuçu, com 40 agricultores e extensionistas (foto), para conhecer uma agroindústria familiar e propriedades com cultivo de morango em sistema semi-hidropônico protegido. Segundo a médica veterinária da Emater, Samanta Prunier, os agricultores puderam ver todos os passos percorridos pela família para a instalação de uma agroindústria e ainda receberam informações a respeito da cultura do morango neste tipo de sistema, que apesar de tecnológico é viável para pequenas propriedades.

Substituição da Fumicultura

A fundadora da agroindústria familiar Sabor da Colônia, Verônica Tuchtenhagen, ficou surpresa com a organização das famílias de Turuçu para desenvolver estas atividades. A família de Verônica tinha na produção de fumo a principal fonte de renda da família. Conforme a agroindústria foi crescendo, o fumo foi sendo substituído por frutos e verduras que hoje são utilizados como matéria prima de suas receitas.

A atividade do agroprocessamento nas propriedades rurais de agricultores familiares do Estado do Rio Grande do Sul é intensa e, conforme dados do Censo Agropecuário 2006, realizado pelo IBGE, alcança 82.220 estabelecimentos.

FONTE: EMATER/RS-ASCAR

Publicado em 27/8/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados