Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

04/01/2016 - 09h50min

Camaquã

Programa de revitalização da erva-mate

Compartilhar no Facebook

O agrônomo Vilmar Ferreira aposta no sucesso do projeto

A Secretaria Municipal da Agricultura vem avançando com o Programa de Revitalização da cultura da erva-mate. A iniciativa tem como eixo principal a potencialização do Polo Ervateiro com abrangência nos municípios da região e tem como metas a orientação técnica aos produtores, distribuição de mudas de genética conhecida, visando no futuro uma erva-mate com selo de origem. “O objetivo é o resgate histórico da cultura em Camaquã e o aumento da área de cultivo, possibilitando desta forma uma alternativa de renda aos produtores rurais”, relata o secretário José Carlos Dorneles.

A ação teve início com a implantação em 2014 do sexto Polo Ervateiro na região Sul pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do qual fazem parte 13 municípios, entre os quais Camaquã, Cristal e Chuvisca. “A revitalização surge como técnica eficiente de adequação ao Código Florestal como fator de recuperação de áreas degradadas e na recomposição de áreas de preservação permanente e de reserva legal”, justifica o engenheiro agrônomo da SMAA, Vilmar Klein Ferreira.

No primeiro momento ocorreu o cadastro dos interessados e a secretaria adquiriu mil mudas para distribuição aos interessados. Desde então, já foram distribuídas mais de três mil mudas, e inclusive, muitas delas já estão sendo produzidas no Horto Municipal. Em 2015, o Programa conta com cerca de doze produtores que cultivam a erva-mate de forma intensiva, resultado do trabalho de capacitações, visitas técnicas e doação de mudas da variedade Periquita, recomendada pelos técnicos do Instituto Brasileiro do Mate - Ibramate como a melhor genética para a região.

Um exemplo de que a cultura é uma alternativa rentável é o produtor Luiz Antonio da Silva, da localidade de Santa Auta, que após o plantio das cem mudas doadas pela SMAA vem trabalhando na ampliação da área cultivada e recentemente investiu na compra de mais mil mudas. “Em 2014 enxerguei que a erva mate como uma alternativa ao plantio do fumo, mas foi após o curso ministrado pelo Senar e a visita técnica a Arvorezinha que obtive mais informações e pude me especializar no assunto”, explica. Entre os próximos passos do programa está a identificação das plantas nativas através do georeferenciamento realizados em parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e o Ibramate.

Foto: Divulgação

Publicado em 31/12/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados