Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/10/2015 - 15h33min

Camaquã

Barragem Maria Ulguim começa a operar

Compartilhar no Facebook

Secretária Isabela Garcia vistoria as obras da Barragem

Foram quase vinte anos entre o protocolo do projeto no Ministério da Integração Nacional e a liberação para o início da operação da Barragem do Passo do Maria Ulguim, até que no final do mês de setembro a Fepam - Fundação Estadual de Proteção Ambiental/RS concedeu a tão esperada LO - Licença de Operação. A barragem que começa a operar tem por objetivo a contenção de cheias evitando alagamentos e agindo na prevenção de inundações.

A Barragem do Arroio Duro até então não poderia permanecer com 100% de sua capacidade por questões de segurança. “Com a liberação da nova barragem, ela poderá operar com capacidade máxima”, explica Everton Fonseca, engenheiro agrônomo da AUD - Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro.

A secretária do Meio Ambiente, Isabela Garcia, comemorou a liberação da licença, que demandou muito trabalho e empenho dos técnicos e funcionários da pasta e a colaboração dos servidores de várias secretarias, considerando ser uma obra de grande importância para Camaquã, possibilitando a precaução e a prevenção a calamidades.

Para o prefeito João Carlos Machado, esse é um importante passo para a prevenção de enchentes no município. “Os camaquenses estão mais seguros a partir de agora”, salienta.

 

Um Histórico de Enchentes

No final do ano de 1995, a cidade de Camaquã foi assolada por violenta precipitação pluviométrica. Em menos de seis horas, a chuva causou inundações, fato que se repetiu em janeiro de 1996, em menor proporção. Em 1997, a AUD contratou uma empresa de consultoria especializada para realizar um estudo hidrológico da bacia vertente e ajustar as regras de operação da Barragem do Arroio Duro, que apontaram a necessidade da construção de outra barragem.

Por parâmetros técnicos, foi eleita a bacia da Sanga Maria Ulguim, contribuinte da margem esquerda do Arroio Duro, para implantação da nova barragem. Em 2006, a obra, até então de competência do Governo Federal e AUD, passou a ser atribuição da Prefeitura em parceria com a AUD, quando o Município contratou empresas especializadas para elaboração de projetos e execução da obra, agora liberada.

Foto: Divulgação/Gazeta

Publicado em 10/10/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados