Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

15/02/2021 - 14h40min

Bicho Amigo

Razões para adotar um cão

Compartilhar no Facebook

Primeira Parte



Em vez de comprar um cãozinho, por que não acolher um pet abandonado?

Os números sobre o abandono de pets no Brasil surpreendem e comovem. São mais de 30 milhões de cães abandonados nas ruas e em abrigos, esperando por um lar, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Por outro lado, existem 52,2 milhões de pets nos lares brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, os brasileiros são apaixonados por animais, ao mesmo tempo em que o País lida com altos índices maus-tratos e descaso com os pets.


Então, em vez de comprar um cãozinho, por que não acolher um pet abandonado? A Associação de Proteção Animal Patas Para Você selecionou algumas boas razões para escolher a segunda opção.



Resgatar uma Vida


Os cães de rua vivem em um contexto vulnerável a diversos tipos de maus-tratos, correndo risco de vida. Os que vivem em abrigos, por sua vez, por mais que recebam cuidados, não têm o mesmo carinho e atenção igual ao de um dono. Quem adota, garante ao animal a oportunidade de sobreviver e desfrutar de uma vida mais feliz e saudável.



Faz Bem à Saúde


Diversos estudos mostram que ter um pet em casa faz bem à saúde. O convívio, afinal, estimula passeios, que por sua vez resultam em atividade física, contribuindo para que o dono não desenvolva estresse, ansiedade ou depressão. Do mesmo modo que quem adota pratica o bem para o pet, o animal proporciona momentos de alegria para a família toda.



Não Custa Nada


Quem opta por acolher um animal abandonado economiza dinheiro, afinal, não precisa comprar nada. Cães de raça, em geral, são vendidos por preços altos e requerem cuidados que implicam em gastos. Uma comparação entre um cachorro adotado e um comprado é que, além de o primeiro ser gratuito, os abrigos e organizações cuidam da saúde dele como um todo, incluindo a vacinação, tornando o processo mais fácil.


Continua na próxima semana.



Publicado em 12/2/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados