Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

08/09/2020 - 17h26min

Bicho Amigo

Dia do Médico Veterinário

Compartilhar no Facebook

No dia 9 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia do Médico Veterinário. A data refere-se ao dia em que Getúlio Vargas regularizou a profissão. Hoje, ocupamos o primeiro lugar no ranking de países com o maior número de médicos veterinários no mundo.

Segundo dados do IBGE, são aproximadamente 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de outras espécies (répteis, anfíbios e pequenos mamíferos) nas casas brasileiras. Esses números significam que temos mais cães e gatos do que crianças nos lares do País e destacam a relevância do profissional para tantas vidas.


É comum encontrar tutores que pensam que a ida ao veterinário dever ser apenas para tratar alguma doença ou tomar vacinas. No entanto, a melhor maneira de cuidar da saúde do animal é a prevenção. Levá-lo com frequência para realizar exames e check-ups – além do reforço anual das vacinas – auxilia na manutenção da saúde e prolonga sua qualidade de vida. Caso ele esteja com alguma doença, com os exames de rotina elas serão mais facilmente identificadas e, muitas vezes, ainda em estágios iniciais, o que vai facilitar muito mais o tratamento.


A frequência das consultas de um animal saudável depende da idade e da raça dele. Assim como bebês, os filhotes também precisam de mais atenção nesta fase da vida. Até os doze meses de idade, é aconselhável levar o pet ao veterinário com frequência para que ele possa acompanhar o seu crescimento.


Além das primeiras vacinas que vão protegê-lo, o profissional vai avaliar o estado geral de sua saúde, orientar sobre a nutrição ideal, e identificar precocemente eventuais problemas de saúde que ele possa ter adquirido antes mesmo de chegar à casa do tutor.


A partir de um ano de idade, gatos e cães pequenos e médios são considerados adultos, enquanto cães de porte grande e gigante atingem essa fase ao chegar em um ano e meio. Nessa fase da vida, consultas anuais serão o suficiente. Nas visitas ao veterinário seu animal vai receber as doses de vacina necessárias e fazer um check-up geral.


Quando o animal entra na fase sênior, as consultas semestrais são as mais indicadas, para acompanhar de perto a saúde do bichinho, já que é natural que alguns aspectos sejam afetados, como o possível aparecimento de doenças degenerativas, entre outras, que alteram o funcionamento de funções vitais, tornando o pet, gradativamente, mais frágil e debilitado.



Fonte: Adimax.

Publicado em 04/9/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados