Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

22/11/2019 - 14h43min

Bicho Amigo

Devo levar meu cão ao shopping?

Compartilhar no Facebook

De acordo com recente estudo do IBGE, 52,2 milhões de cães já fazem parte da família dos brasileiros: são mais cães do que crianças nos lares. Diante da quantidade de animais de estimação (pets), mais de 132 milhões no total, seria impossível não mudar as regras do jogo e permitir o acesso dos pets a locais antes considerados proibidos.

Estamos falando do local mais frequentado nos finais de semana: o shopping. Muitos estabelecimentos adotaram o selo pet friendly e aceitam a entrada dos pets. A veterinária da Nutrire, Luana Sartori, separou algumas dicas para quem pretende levar seu animalzinho para fazer compras.

Nem todo shopping aceita animais

O primeiro passo é se informar se o estabelecimento é realmente pet friendly e quais são as regras para o acesso. Geralmente, os animais podem circular na guia ou no colo, exceto na praça de alimentação - onde é proibida a entrada de animais por questões de segurança e higiene. Lembrando sempre que cães-guias, por Lei, podem entrar em todo e qualquer estabelecimento.

Cuidados Essenciais

Garantir a segurança do pet é fundamental, por isso, é recomendável usar os elevadores para acessar os andares, visto que a escada rolante pode causar acidentes graves. Alguns locais disponibilizam carrinhos para cachorros, o que é bastante seguro e evita qualquer inconveniente.

Evite deixar o pet nas mãos das crianças, o animal pode ficar agitado e escapar, especialmente os maiores. Aliás, verifique junto ao shopping se o seu cão tem acesso livre, isso pode variar conforme porte, peso e raça.

Saúde

O cartão de vacinação do seu cachorro está em dia? Animais precisam estar vermifugados e vacinados para passear em qualquer shopping. Se o pet estiver doentinho evite tirá-lo de casa, isso não é apenas regra dos estabelecimentos, mas um cuidado obrigatório com seu melhor amigo (a vacinação também). Não esqueça as idas frequentes ao veterinário para garantir que ele viva feliz e bem-disposto.

Devo levar meu pet ao shopping?

Só quem pode responder é você mesmo, conforme explica Luana. “Cada cachorro é um, alguns gostam de movimento, mas outros se agitam e ficam extremamente estressados com certos tipos de saídas. Só leve o pet ao shopping se ele realmente gostar de ir e demonstrar alegria com esse tipo de passeio, caso contrário, prefira parques onde o animalzinho possa correr e se divertir”, observa a veterinária.

Respeitando as regras da boa convivência e tendo bom senso, você não terá motivos para não levar seu pet ao shopping. Ah, lembre-se de que coco e xixi são de sua responsabilidade. Mantenha o passeio sempre limpo e organizado.

Foto: DIVULGAÇÃO

Publicado em 23/11/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados