Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

26/07/2019 - 14h34min

Bicho Amigo

Gatos enxergam melhor no escuro

Compartilhar no Facebook

Médico veterinário desmistifica que felinos só enxergam preto e branco

Já parou para pensar em como funciona a visão do seu gato? Se você acha que eles enxergam como nós, está enganado. A visibilidade do gato no escuro, por exemplo, é cerca de seis a oito vezes melhor do que os humanos, de acordo com Marcello Machado, médico veterinário das Rações Ciclos.

“Isso se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é um tipo de célula da retina responsável pela detecção da intensidade luminosa. Tal capacidade visual dos gatos não significa que eles enxergam na escuridão completa, mas, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca”, ressalta Machado.

Quando se fala em percepção de cores, os felinos não enxergam todas, mas também não veem só em preto e branco como muitos pensam. Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem ver os detalhes de objetos. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° (o do ser humano é de 180°).

“Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla e apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento.”, explica o médico veterinário.

Foto: DIVULGAÇÃO

Publicado em 27/7/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados